05/06/2011

Cupcake com Brigadeiro de Limão Siciliano e Pistaches

Eu não sou a maior fã do mundo de doces com limão - sou uma chocoholic... Mas a idéia de fazer essa receita me deixou com água na boca...

Eu mudei um pouquinho a receita do cupcake, então tomem nota:

2 ovos
1 colher de margarina sem sal
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar refinado ou cristal
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher de chá de fermento

Bata na batedeira os ovos, a margarina e o açúcar até que fique uma massa homogênea (mais ou menos 5 minutos). Ainda com a batedeira ligada, adicione alternadamente um pouco de farinha e de leite. Por último coloque o fermento.

Coloque nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido (220°C) por 12 minutos.

Para o brigadeiro:

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colher de margarina sem sal
raspa de um limão siciliano grande
2 colheres de suco de limão siciliano

Coloque o leite condensado e a margarina em uma panela. Mexa o tempo todo para que não grude. Quando o brigadeiro estiver no ponto, desligue o fogo e então adicione as raspas e o suco de limão. Misture tudo e reserve! (eu li em um site que o brigadeiro amolece depois de colocar o limão... Bem, o meu não perdeu o ponto, muito pelo contrário... Ele ficou mega firme!)

Agora por último, o crocante:

3 colheres de açúcar
1/2 colher de margarina
50g de pistache sem casca e quebrado

Coloque o açúcar e a margarina em uma panela e misture até que que se forme um caramelo homogêneo. Então desligue o fogo e misture o pistache. Despeje essa mistura em um granito untado com margarina. Quando ele esfriar, comece a brincadeira de quebrá-lo... Eu coloquei ele no saco plástico, embrulhei o saco com um pano de prato e bati com o martelo de carne! =)

Hora de confeitar: Faça um buraquinho no cupcake e coloque um pouco de recheio! Se quiser usar o bico de confeiteiro para essa hora, fique a vontade! Eu acabei arrumando tudo com uma faca, pois como falei meu brigadeiro ficou beeeem firme! Por fim, joge uns crocantes de pistaches e é só servir...

Espero que gostem!!!

Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário