29/11/2010

Tarte Tartin

Eu acho que não estou na fase “Pratos Franceses”, que é só coincidência... Mas de qualquer forma, acho que esse prato vai agradar um número maior de pessoas, afinal ele não tem nem carne crua, nem pimentão...

O Tarte Tartin é uma torta de origem francesa, dizem que o fato dela ser invertida é resultado de um erro de cocção ou de ordenamento mesmo... De qualquer forma, é um dos doces que eu adoro e que vão me fazer voltar a França, já que na primeira visita não consegui prova-la... (triste, né?)

Vamos a receita
:

Massa
200g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal bem gelada e cortada em cubinhos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
1 a 3 colheres de água gelada

Recheio
100g de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar
5 maças descascadas, sem sementes e cortadas em 8
Suco de 1 limão
Canela a gosto

Comece fazendo a massa. Misture com as mãos a farinha e os cubinhos de manteiga até vire uma farinha. Coloque o açúcar, o sal e canela. Por fim, coloque a água aos pouco até a massa fique homogênea. Embrulhe a massa no filme plástico e deixe na geladeira por 1 a 2 horas.

Agora o recheio. Descasque e corte as maçãs e coloque o suco de limão, para que elas não fiquem pretas... Em uma panela, coloque o açúcar e a manteiga no fogo. Não se preocupe, essa mistura vai parecer estranha e com um cheiro forte de manteiga, mas é assim mesmo! Quando ela ficar com uma cor mais marronzinha, coloque as maçãs. Deixe-as cozinhando por uns 10 minutinhos – o ponto é quando vc consegue furar a maçã com o garfo sem dificuldades.

Feito isso, coloque as maçãs na forma (não use aquelas formas de torta que dá pra tirar o fundo) com a ajuda de uma escumadeira. Depois coloque parte da calda (eu coloquei toda e calda saiu até pela massa)... Tire a massa da geladeira. Cubra parte da sua bancada com plástico filme (se vc não fizer isso, o risco da massa quebrar é grande). Abra a massa com um rolo – ela deve ter 1cm de espessura. Coloque a massa sobre as massas e corte as rebarbas.

Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC por 30 minutos ou até a massa em cima ficar douradinha.

Ainda quente, desenforme a torta e sirva (quente mesmo) com sorvete de creme.

Bom, é isso!

Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário